Brasileiros agitam festival de literatura e gastronomia em NY

Os paulistanos Ana Rüsche, beersommelier e escritora, e Maurício Schuartz, produtor cultural e apresentador do programa Chefs na Rua, transmitido pelo canal Sony Brasil, tomavam uma cerveja artesanal no emblemático Jimmy’s 43, East Village, quando surgiu a ideia e perguntaram para o proprietário do local: “Ei, Jimmy, que tal um festival com leitura de poesia aqui? Com autores brasileiros?”. Na mesma hora, Jimmy pegou sua agenda e anotou em junho “Festival brasileiro de literatura”, em seguida disse: “É isso que faz Nova Iorque ser Nova Iorque, esses eventos que você não encontraria fácil em outros lugares”. E mandou descer outra rodada de cerveja.

Dito e feito: entre os dias 15 e 18 de junho, brasileiros estarão fazendo Nova Iorque ser Nova Iorque no palco do Jimmy’s 43, que serviu de locação para o mais recente filme de Woody Allen, “Café Society”, e em outros estabelecimentos descolados da Big Apple, espalhados por seus cinco distritos, incluindo o importante Smorgasburg, em Williamsburg, feira ao ar livre que se tornou cartão de visitas do Brooklyn. Tudo isso por conta do Festival All Over 5, que reunirá escritores e chefs brasileiros em NY para apresentar uma visão menos estereotipada do Brasil, difundir a poesia e a literatura independente produzida atualmente no país, mostrar a criatividade gastronômica brasileira e, de quebra, apresentar uma Nova Iorque mais cultural e complexa do que a dos pacotes turísticos.

Na programação, leituras com autores brasileiros e nova iorquinos convidados, papos sobre literatura brasileira contemporânea e sobre tradução, lançamentos de livros, ações poéticas e, claro, degustações. Todos os eventos serão apresentados por Maurício Schuartz. Entre os destaques literários, leitura com a poeta Francesca Cricelli, aportes sobre a literatura contemporânea brasileira com a crítica e tradutora Caroline Micaelia, além da participação de autores e editoras independentes nova-iorquinas como Pen Press Ediciones. Entre os destaques gastronômicos, Arcelia Gallardo falará sobre chocolates feitos com cacau brasileiro na Roni-Sue’s Chocolates – boutique chocolatier especializada na iguaria – e o chef confeiteiro Lucas Corazza fará uma receita de doce brazuca no Smorgasbourg. Ainda, o chef Marcelo Nastari, expert em especiarias, fará o pré-lançamento de novo livro, “Grão-vizir: a alquimia das ervas, especiarias e masalas” e conversará com o público no Alewife, bar especializado em cervejas artesanais localizado em Long Island City, no Queens.

100% colaborativo – Não bastasse o caráter inédito de idealizar um festival de literatura e gastronomia em NY, os brasileiros do Festival All Over 5 cometem uma ousadia ainda maior: o evento é 100% colaborativo, totalmente viabilizado sem financiamento público. Além de esforços pessoais dos participantes, os recursos serão captados por meio de financiamento coletivo via Kickstarter, site que apoia projetos inovadores. Assim, o principal desafio do coletivo durante a empreitada foi construir o elo de confiança com os locais que gentilmente sediarão os eventos e com os escritores nova iorquinos, editoras e organizações literárias convidados.

Apesar do Festival All Over 5 ser a estreia dos brasileiros fora do solo pátrio, não é a primeira vez que eles idealizam eventos colaborativos de literatura e gastronomia. Ana Rüsche esteve à frente e coordenou a FLAP! Feira Literária Alternativa a Paraty, na capital paulista, que contou com 10 edições. Maurício Schuartz, por sua vez, está por trás da criação do Butantan Food Park e da pioneiríssima Feirinha Gastronômica, em São Paulo.

SERVIÇO
Festival All Over 5 – Food and literature in New York
Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island
De 15 a 18 de Junho de 2017
Os eventos possuem entrada gratuita (não incluídos consumo de comidas, bebidas ou degustações).
Em algumas atividades, será necessária inscrição prévia devido a capacidade do estabelecimento.
Programação completa em http://allover5.com/program/