Maurício Schuartz leva sabores e poetas brasileiros para Nova Iorque

Enquanto planeja a terceira temporada do programa Chefs na Rua, transmitido pelo Canal Sony, e depois de levar mais de 200 atrações gastronômicas para a Virada Cultural 2017, o inquieto produtor cultural Mauricio Schuartz se prepara para embarcar para Nova Iorque com uma intrépida trupe de chefs e poetas de São Paulo.

Esse é o Festival Allover5, que acontecerá entre os dias 12 e 18 de junho, nos cinco distritos da cidade (Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island). O evento será sediado em lugares emblemáticos, tocados por alguns de seus cidadãos mais carismáticos, como Jimmy Carbone e Rhonda Kave, proprietários, respectivamente, do Jimmy’s 43, bar de cervejas artesanais precursor do movimento slow food, e da Roni-Sue’s Chocolates, boutique de chocolates artesanais orgânicos. Os dois estabelecimentos, além de carregarem o nome dos donos, são tocados pessoalmente pelos próprios, amigos pessoais de Mauricio. Na programação também está a Unoppressive Non-Imperialist Bargain Books, de Jim Douglas, outro “real new yorker” que está a frente dessa livraria que tem sua filosofia explícita no nome e vende livros raros e fora do catálogo por preços baixos.

Além de divulgar a comida e a literatura produzida no Brasil nos dias de hoje e apresentar ao mundo uma versão contemporânea e menos estereotipada da cultura brasileira, o evento 100% colaborativo vai explorar um lado de Nova Iorque alternativo e ainda pouco conhecido, que conta com pessoas criativas, realizadoras, abertas, animadas, cheias de ideais e força. Não por acaso, o festival, que se chama Allover5, em referência aos cinco distritos nova-iorquinos, também apresenta, escondida, a palavra “love”.

SOBRE MAURICIO SCHUARTZ

O caminho de Mauricio Schuartz e do mercado gastronômico se cruzaram em 2010. A paixão e a vontade de fomentar a cultura da comida de rua sob um ponto de vista contemporâneo e profissional levaram a fundação da KQi Produções. Carregando na bagagem sua formação acadêmica na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, curso de produção audiovisual, inúmeros seminários sobre o mercado cultural e audiovisual e a experiência como produtor cultural, ele idealizou o evento que marcou o início da ocupação das ruas pela comida volante. O Chefs na Rua aconteceu durante a Virada Cultural de 2012 e encheu de comida de altíssima qualidade a preços acessíveis o Viaduto Minhocão, sucesso! De lá para cá algumas edições do Chefs na Rua, a Feirinha Gastronômica, a inauguração do Butantan Food Park, do Marechal Food Park, foi palestrante no Streat Helsinki (congresso mundial de empreendedores da comida de rua), representou o Brasil no World Street Food Congress, e participou ativamente do movimento que culminou na legalização da comida sobre rodas no país. Em 2015, Mauricio estreou seu programa no Canal Sony, com a mesma alcunha de seu primeiro projeto na área e já chega a sua segunda temporada com estreia em 15 de outubro. O “Chefs na Rua” viaja o mundo em busca do que há de melhor para se comer nas ruas das mais diferentes cidades do planeta. De Nova Iorque a Cingapura, o carismático apresentador se esbalda deixando o público com água na boca e muita vontade de sair por ai fazendo o mesmo.

SERVIÇO

Festival Allover5 – Food and literature in New York
Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island
De 15 a 18 de Junho de 2017
Os eventos possuem entrada gratuita (não incluídos consumo de comidas, bebidas ou degustações).
Em algumas atividades, será necessária inscrição prévia devido a capacidade do estabelecimento.
Programação completa em http://www.allover5.com/

CONTATOS

Ana Rüsche, ana@kqi.com.br +1 917 365-1396
Mauricio Schuartz, mauricio@kqi.com.br +55 11 98680-3300