sobre

Festival de gastronomia e literatura brasileiras

 

O ALLOVER5 é um festival independente de literatura e gastronomia brasileiras que acontecerá nos cinco distritos da cidade de Nova Iorque – Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island –, entre os dias 12 e 18 de junho [veja a programação].

Durante o período, além de promover o intercâmbio entre escritores, poetas, tradutores, chefs de cozinha e público, o evento vai colaborar para uma visão menos estereotipada do Brasil, mostrando e difundindo a criatividade gastronômica e a literatura produzidas no país nos dias de hoje.

O festival será recebido em lugares icônicos da boa gastronomia nova iorquina. Além do Jimmy’s 43, um dos precursores do movimento da slow food e cenário para o mais recente filme de Woddy Allen, o Café Society, o ALLOVER5 vai passar pela fábrica Roni-Sue’s Chocolates, que trata suas trufas como pequenas jóias, e pela Smorgasburg Williamsburg, feira ao ar livre que se tornou o cartão de visitas do Brooklyn. No roteiro há ainda nos destaques a The Bronx Brewery, uma cervejaria ainda jovem e reconhecida pela qualidade de suas cervejas e relações com o bairro, o Alewife, bar especializado em cervejas artesanais no Queens, e o Butter & Scotch, bar que serve doces premiados e drinks, no Brooklyn.

O trajeto de deslocamento do Festival atravessa os principais pontos turísticos da cidade, como a Grand Central Station (quando sairemos do Bronx ao Queens) e a Brooklyn Bridge, que tem vista para a Estátua da Liberdade. O ALLOVER5 não poderia deixar de visitar locais consagrados da poesia beat e contracultura no East Village (Tompkins Square Park e St. Marks Place), a vista de Long Island City.

A programação conta com leituras com autores brasileiros e nova iorquinos convidados, papos sobre literatura brasileira contemporânea e sobre tradução, lançamentos de livros, ações poéticas e degustações. Todos os eventos serão apresentados por Maurício Schuartz, âncora do programa Chefs na Rua, transmitido pelo canal Sony Brasil. A entrada é gratuita e o público paga apenas pelo que consumir.

O festival ALLOVER5 ainda não conta com apoios e patrocínios fora o dos locais e dos convidados que concordaram em participar. O financiamento será realizado por esforços pessoais de participantes e financiamento coletivo por meio do site Kickstarter.

O ALLOVER5 Festival é organizado pela KQi Produções, empresa fundada em 2008, especializada em projetos culturais e gastronômicos.